quinta-feira, 16 de abril de 2009

Pensar alto!!!



Dizem que pensar alto faz bem e potencializa o sucesso de nossas atividades. Por isso resolvi pensar lá no Pico do Ibituruna. Pode até ser que eu tenha entendido mal a mensagem, mas que fez bem pensar lá no alto, não posso negar.
Ibituruna significa: pedra negra ou pedra da nuvem negra. É considerado um dos melhores pontos do mundo para a prática de Vôo Livre (Ah... lembrando que vôo já não tem mais acento agudo, conforme o acordo ortográfico) agora é VOO LIVRE. Mas deixemos de lado a propaganda do Pico e vamos à reflexão:


Em algumas postagens anteriores citei alguns apontamentos de Maquiavel. Lembrei-me que por vezes, quando queremos nos referir a pessoas maliciosas, a chamamos de "maquiavélicas". Após algumas reflexões, cheguei à conclusão de que estamos sendo injustos com o cientista político florentino.
Maquiavel ousou pensar alto e passou a bola! Enquanto a Igreja fundamentava o poder de diversos governantes na vontade divina, Maquiavel lançou a semente de que o poder era acessível a todos, bastava querer. Isso significa que Maquiavel conhecia a Ibituruna em Governador Valadares. Já elevou seu pensamento ao alto. Legou à humanidade ensinamentos profundos que deram ao ser humano um status mais digno. O ser humano deixou de ser somente um grão de areia no deserto e possibilitou a ele sonhar com o poder. Maquiavel não era, pois, de todo ruim. Se não fosse ele, talvez o Lula não seria Presidente do Brasil. Como já dito, a Igreja sustentava que se o operário nasceu operário, foi porque Deus quis assim. Se ele ousasse mudar de classe social, estaria afrontando a vontade divina.
Talvez DILMA devesse ir mais à Igreja!!! Subamos a SERRA ou melhor o SERRA!!! Brincadeira, gente. Foi só para descontrair.
Pensemos alto!!!

5 comentários:

Unknown disse...

Maquiavelicamente salvando o Maquiavel...rsrs

Unknown disse...

E diferentemente do que alguns tbm pensam, se eu estiver errado me corrija Dr Elias, Maquiavel nao escreveu "O Principe" como uma manual para os governantes, e sim para a própria "plebe". Esse cara realmente estava na Ibituruna! E mtos dos q leem seu livro, infelizmente o leem na beira do Rio Doce, e por isso dao esse nome de "maquiavelico" a quem é cruel. Ledo engado!

Estolano disse...

Quem pensa baixo, ou pensa mais ou menos, nem chega a sair do chão.

Anônimo disse...

Adorei o post!!
A Ibituruna é realmente um ótimo lugar para meditação e reflexão. Não é atoa que estão construindo um mosteiro lá!! Vai virar o point da galera "zen" (o que obviamente não me inclui, faço parte da turma do "stress")...
E, sobre a tal pessoa, perdi a paciência de vez!! Depois posto minha reflexão sobre isto!
Abraços!!!

Kátia A. C. disse...

Boa noite, Elias.
Como sempre um texto impecável.
Sabe que sinto saudades da Ibituruna qdo estou fora de gv? Adoro subir a serra e ver a vida lá de cima.
Como sou da galera zen, estou adorando a idéia do mosteiro.
Ah, vc "traduziu" direitinho (caso raro) Ibituruna: "nuvem negra".
Qto ao casal, rs, achei interessante as duas motos coladinhas, num chamego só. Não perdi tempo, claro: cliquei.
Bom domingo!

Em tempo: senti uma pitada de "campanha eleitoral" por aqui, rsrsrs...Procede???