quarta-feira, 15 de abril de 2009

O cachorro do Presidente dos Estados Unidos corria pela grama.


Pode até parecer aquelas frases que quando criança elaborávamos nos nossos deveres de casa, mas não é. A frase é instigante e surgiu num passe de mágica ao ver a imagem publicada no site O Globo. Apesar de sugestiva, a frase significa exatemente o que está escrito, ou seja, façamos, por favor uma interpretação literal.
A Ciência Política estuda o comportamento humano diante das mais variadas manifestações de poder. De igual forma, são inúmeras as vertentes que possibilitam conclusões sobre o fenômeno do poder. Maquiavel sugeria que o Príncipe deveria ser mais temido que amado, mas parece que Obama dispensou, por enquanto, os ensinamentos maquiavélicos e adotou os ensinamentos "lulísticos", se é que podemos dizer que Lula ensina algo a alguém. Obama, depois de verificar os índices de popularidade do Presidente Lula acabou de crer que ser popular é que o tornaria um Barack Ocara, já que considera Lula "o cara". Se Luiz Inácio acrescentou o termo Lula ao seu nome, porque Barack não seguiria no mesmo "ensinamento" lulístico??
Fazer greve de fome como Evo Morales para atingir determinados objetivos parece não ser o perfil de Obama, mesmo porque se fizer greve de fome, deixará de ter perfil e só será visto de frente.
Mas Obama parece realmente apreciar o comportamento lulístico. Lula só foi eleito quando deixou de ser radical e tornou-se "Lulinha, Paz e Amor". Do jeito que as coisas andam, teremos em breve um "Obaminha, Paz e Amor".
Mas foi meigo ver o Presidente dos EUA correndo na relva com seu mais novo amigo, e não estou falando do Lula!
Mas o Presidente dos EUA está trilhando caminhos certos para aumentar sua popularidade, agregando valores positivos à sua personalidade, afinal gostar de animais encanta qualquer criança e muitos adultos. E na política, pelo que se tem visto, isso é muito mais importante do que fazer uma boa administração. Maquiavel esqueceu de colocar em sua obra que o príncipe precisa ter uma boa assessoria de marketing pessoal.
Só pra finalizar, não podia deixar de comentar da imensa satisfação de ver os EUA importando algo brasileiro, além das laranjas, cafés, mulheres e etc... Estão importando modelo de comportamento político... Se continuar importanto comportamentos lulísticos, o Chefe americado será em breve chama de Barrac OBRAHMA.

Pouco importa a crise... lá nos EUA é também só uma marola!

3 comentários:

Kátia A. C. disse...

Gosto muito de seus textos.

Qto a vaca de páscoa...sem comentários! rs

Boa noite!

Unknown disse...

Rapaz, vc ta detonando nos textos, muito bom mesmo!
Parabéns!

Unknown disse...

Como disse Maquiavel: Quer conhecer um homem, de-lhe poder!
Mandou bem Dr Elias