domingo, 19 de abril de 2009

Amigo da Onça


Essa postagem decorre de um texto lido num blog de uma amiga que me vez lembrar da origem da expressão amigo da onça. No texto dela ela relata uma decepção com um amigo que deixou de lhe contar algo que para ela seria muito importante e, ao que parece, ele fez de bobo e guardou a informação a sete chaves. Isso fez com que ela questionasse e debatesse sobre o comportamento humano. Assim a explicação do surgimento da expressão, "amigo da onça" me veio à mente na hora em que li a postagem dela e resolvi compartilhar com meus amigos, ressaltando que a fonte está disponível neste link.


O termo "amigo da onça" é, na verdade, um personagem criado em 1940 pelo chargista Péricles Andrade Maranhão, para a revista "O Cruzeiro". A página de Péricles foi a mais lida da revista de 1943 até 1961, ano de sua morte. Ele nasceu por sugestão do então diretor da revista, Leão Gondim de Oliveira, fã do personagem "El inimigo del Hombre" (O Inimigo do Homem), de uma revista argentina.

Gondim queria um tipo bem carioca, esperto, que sempre leva a melhor sobre os outros. Para compor o tipo físico do personagem, o chargista se inspirou em um garçom muito chato do bar onde esboçava suas piadas, que sempre se aproximava para saber o que ele estava fazendo. Ao descobrir que ele vivia disso, comentou: "Puxa, eu queria ter esse vidão!". O nome do personagem, que acabou virando sinônimo de amigo falso, que vive colocando os outros em situações perigosas ou embaraçosas, foi tirado de uma piada que fazia muito sucesso na época:

"Dois caçadores estão conversando:

- O que você faria se estivesse na selva e aparecesse uma onça na sua frente?

- Dava um tiro nela

- E se você não tivesse uma arma de fogo?

- Furava ela com minha peixeira

- E se você não tivesse uma peixeira?

- Pegava qualquer coisa, como um grosso pedaço de pau, para me defender

- E se não encontrasse um pedaço de pau?

- Subia numa árvore

- E se não tivesse nenhuma árvore por perto?

- Saía correndo

- E se suas pernas ficassem paralisadas de medo?

Nisso, o outro perdeu a paciência e explodiu:

- Peraí! Você é meu amigo ou amigo da onça?"
É uma boa piada! E agora já sabemos de onde vem o termo. Quem ler e comentar, posso considerar meu amigo, caso contrário, terá de comentar no blog da onça, pois é mais amigo dela do que meu..rs..r.s.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Elias! Eu não conhecia a origem do "amigo da onça".. Meu amigo vai ficar tão feliz ao saber que foi "homenageado" no meu blog e em outro blog também!!! Afinal, ele vai sempre lá ler os meus textinhos! E o mais engraçado é que eu perguntei a ele na hora "peraí, você é amigo meu ou amigo DO ONÇA???", rs

Sobre o "Príncipe" pode até não parecer, mas, quando a raiva passa, não fica mais nada e acho que a minha já passou!!! rs rs rs

Acho interessante "fazer graça" com as banalidades e as incertezas da vida, ajuda a levar as coisas de uma forma mais leve, mais descomplicada.. E é para isto que o meu blog existe!!! rs

Obrigada por votar lá na enquete!

Abração!!!