quarta-feira, 14 de abril de 2010

Univercidade!!! Formação sem informação...

Recentemente li um texto num desses jornais de diretórios acadêmicos de faculdade em que o Autor escreveu no título da matéria: Univercidade.
Me interessei pelo título, pois acreditei que seria um texto voltado para o debate da educação ou algo que justificasse a grafia do título.
Já nas primeiras linhas do texto percebi que o título tinha sido escrito erroneamente e não propositadamente. Foi triste...Já algum tempo percebo que a educação já está encampada em diversos discursos políticos com a solução para muitos dos problemas sociais. Mas a educação não sai do discurso.
Algumas medidas administrativas têm feito com que a educação tenha resultados positivos nas estatísticas sociais quanto ao alfabetismo e quantidade de pessoas que saem das faculdades com um curso superior. Por um lado é muito bom. Por outro, a realidade nos mostra outros efeitos.
A solução não está em empurrar alunos para as séries seguintes como se tivéssemos de formar sem informar. Muitos que saem com diplomas nas mãos não estão aptos a prosseguir num mercado de trabalho cada vez mais exigente.
Nós professores temos uma grande missão de fazer com que as pessoas investem seu tempo em interagir conosco em sala de aula, nossos alunos, acrescentem informação útil à sua formação.
Isso começa na base!!!
Mas se a base não foi suficiente, não podemos lavar as mãos, a não ser em para evitar a contaminação pela gripe H1N1. Nesse caso devemos lavar as mãos frequentemente durante o dia e tomar a vacina.
Acredito que a educação é mesmo uma forte arma para o desenvolvimento social, político e econômico de um país. Entretanto, somente servirá aos fins a que se destina se verdadeiramente valorizada pelo Estado e Sociedade. Se Estado finge valoriza a Educação, os professores fingem que ensinam, os alunos fingem que aprendem, a sociedade finge que não vê, mas o mercado não finge que aceita um conhecimento inexistente.

7 comentários:

Flavia disse...

Atualmente fala-se muito que a educação é o único meio capaz de mudar o cidadão, mas os investimentos na mesma ainda não são suficientes para transformar essa educação, é necessário uma mudança de consciência só assim poderemos os resultados satisfatórios.

iriscristina disse...

Bem pertinente a reportagem que nos remete a reflexão da atual situação educacional do nosso país.Em dados estatísticos bons resultados são apresentados,mas será que condiz com a realidade?
A educação precisa de grandes mudanças, pois ela um meio possível de transformações.

Mila disse...

Discursos são facéis de ser feitos e quando se pensa em educação a situação é exatamente essa,todos dizem acreditar que ela é a base de tudo mas ir para a ação são poucos os que querem.E o resultado acompanhamos que é uma educação que deixa a desejar em diversos aspectos.

Sônia Guimarães disse...

Não há dúvidas quanto às transformações que a educação pode proporcionar. Um povo educado, conhece bem seus direitos e deveres e... principalmente, sabe eleger seus melhores representantes. Talvez seja esse um dos motivos da falta de investimentos no sistema educacional desse país.

Linda Flor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Linda Flor disse...

Infelizmente os nossos políticos só lembram com consideração da EDUCAÇÃO no momento da eleição, promessas são feitas e ficam apenas no papel e no discurso.É necessário sim uma educação de qualidade, mas o estado e o governo precisam acordar e vê que a educação está gritando por melhorias e os professores cada vez mais estão desmotivados também com o salário que recebem e com isso fica difícil realizar um trabalho de qualidade.

simone disse...

Gostei muito do texto e vivencio algumas das colocações na faculdade em que estudo e na escola onde trabalho. Tenho muita esperança na educação, é por meio dela que conseguimos enchergar o mundo de uma maneira diferente perceber o outro como parceiro e não apenas como concorrente. Sei que ainda estamos engatinhando, é apenas o começo. Mas se nos comportarmos como a criança que para aprender andar passa por várias quedas, conseguiremos compreender a dificuldade que é para um país do tamanho do Brasil, com tantas diversidades culturais, regionais além das diferenças sociais ficar de pé e andar com as próprias pernas após 500 e poucos anos de escravidão, desigualdades, preconceito racismo e pobreza.A educação é a base de tudo e precisa ser sólida. Mas também precisa ser vivenciada por todos, é um direito, está na Constituição Federal. Como educadores temos uma missão e não é impossível.Devemos ajudar escrever a história do nosso país daqui para frente, não apenas no papel, como algumas leis, mas no coração e na alma das pessoas para que um dia possamos orgulhar de nós mesmos e do nosso Brasil.