sexta-feira, 2 de abril de 2010

Era da Informação


















Globalização, midiocracia, era da informação... chamem como quiser, mas o fato é que a tecnologia e a a informação se tornaram os diferenciais da vida moderna. Explico. O mercado de trabalho procura para contratar um profissional bem informado, atualizado e conhecedor das novas tecnologias. As pessoas preferem se relacionar com pessoas que tenham uma certa desenvoltura, um papo agradável, um orkut, msn ou Twitter...rs..r.s.... A internet já faz parte da vida de inúmeras pessoas de uma forma essencial, ou seja, sem ela é impossível trabalhar, se divertir, se informar, se comunicar, etc...

O que é isso? É o domínio da informação sobre o ser humano? Este já está escravizado pela era da informática? E meus e-mails, já os li hoje??? Nãooo??? Estou perdido, então...

Mensagens de celular, twittadas, blogs, e-mails, msn e outras tantas ferramentas de informação tornaram o mundo mais ágil, mas também mais complicado.
Antes tínhamos um tempo maior para desenvolver atividades rotineiras, a comunicação era mais lenta e mais despendiosa e, assim, tínhamos mais tempo para realizar uma tarefa. Hoje não... Recebemos um e-mail logo pela manhã e já temos de dar retorno imediato e às vezes realizar uma atividade urgente e informar que já demos conta de tudo.
Parece que o mundo está girando mais rápido... É quase isso... A informação é que está transitando em alta velocidade e fazendo com que as exigências fiquem maiores.

Eu fiquei sem meu celular durante um dia... foi um alívio...r.s.r..s. o dia rendeu como há muito não ocorria. Mas quando cheguei em casa verifiquei 63 chamadas não atendidas. Fiquei surpreso, pois não imaginava o quanto falava ao celular em conversas iniciadas por chamadas recebidas e tinha ainda de acrescer a esse número as chamadas realizadas por mim. Na verdade, algumas chamadas foram repetidas dentre as 63, mas se cumputássemos pelo menos umas 50 e cada uma de pelo menos 2 minutos em média, eu teria investido em chamadas recebidas 1 hora e quarenta minutos. É muita coisa!!!
E as chamadas que eu teria originado??? Bom... com essas eu não teria gasto em média nem 1 minuto para cada uma...r..s..r.s..r.s... Não se pode concluir que eu seja pão duro, mas sim que em chamadas realizadas por mim sou mais objetivo, pois já sei com quem vou falar e o que quero comunicar.
Bem o que quero dizer hoje, apenas para iniciar o assunto, é que passamos por um período crítico de tumulto informacional... não damos conta, pelos menos eu não, de tanta informação disponível durante um dia. Tantos telefonemas... tantos compromissos....
Acho que já estou ficando meio automatizado. Um colega me chamou a atenção para uma deselegância minha em atender ligações em meio a conversas com ele. Eu nem percebia que no meio da conversa, bastava o celular tocar para que eu interrompesse abruptamente a conversa presencial para iniciar a comunicação via telefone. Passei a observar mais essas situações e procuro mudar esse comportamento.
Bom... era o que pretendia dizer hoje. "Eu tenho tanto pra lhe falar, mas com palavras não sei dizer... como é grande o assunto pra resumir...." Em outra postagem continuo o debate, mas quem quiser já pode continuar tema...

Nenhum comentário: