quarta-feira, 11 de março de 2009

Alexandre Filgueiras - assassinato ou fatalidade


Prezados amigos,

o dia 21 de fevereiro de 2009, um sábado de carnaval, que deveria ter sido uma data para descanso ou até mesmo de muita agitação e folia, se tornou para valadarenses uma incógnita.
A agitação que deveria ocorrer em clubes e em locais em que a programação de carnaval prometia, ocorreu, na verdade, no Hospital Municipal de Governador Valadares. Explico. A agitação a que me refiro não tinha nada de animado, mas sim de estarrecedor. Quem teve a oportunidade de assistir ao vídeo já disponibilizado na internet sobre a morte do jovem valadarense de nome Alexandre Gonçalves Filgueiras no endereço: ( http://www.youtube.com/watch?v=DOMuqakn1-A ) poderá tirar suas próprias conclusões.
Para que não se cometa nenhuma injustiça para com a Polícia Militar Mineira nem com seus agentes, é prudente aguardar o encerramento das investigações para que se possa concluir sobre, o que até então, parece óbvio.
O Delegado responsável pelas investigações realizadas pela Polícia Civil vem desenvolvendo um trabalho muito cuidadoso e já está próximo da elucidação dos fatos.
É necessário esclarecer que logo após a imobilização feita pelos Policiais Militares contida no vídeo acima referido, Alexandre Filgueiras faleceu. A causa da morte foi traumatismo cranio-encefãlico e politraumatismo. E a causa dessas lesões???? Alguém arrisca um palpite???

Cenas dos próximos capítulos...

12 comentários:

Unknown disse...

Terrível este acontecimento Elias. Aguardar a apuração do caso em epigrafe se faz prudente, mas a verdade é que as circunstâncias em que sua morte aconteceu são no mínimo intrigantes.
Embora não tivesse muita proximidade com o Alexandre, ele parecia ser uma pessoa muito tranqüila e educada, foi o que pude perceber pelos poucos contatos que tive com este.
O Alexandre residia no mesmo endereço onde morei, na Ilha dos Araújos. Pessoa simples, e que sempre esteve buscando um trabalho descente.
Caso seja comprovada a "displicência" da PM, o que seria possível apenas no caso de uma apuração imparcial e afastada do manto do corporativismo, estaríamos mais uma vez diante da falta de preparo e brutalidade da nossa Polícia. "Viva a Segurança Pública".
Parabéns pelo Blog.

Unknown disse...

Fatalidade???
Claro que isso não foi uma fatalidade!!E sim uma covardia...Fizeram para matar mesmo...No entanto,quem assistiu o video,ver claramanente no final o ..... ajoelhado na traqueia dele pulando...e junto esmagando a cabeça...Bem que depois da para ver também ele tentando fazer o "ALEXANDRE"voltar a reagir,dando bombadas no coração!!Isso foi o que nós assistimos né ELIAS SOUTO,sem contar que ele ja chegou ao hospital tdo arrebentado...O pior so deu para Deus mesmo e o ALEXANDRE saberem...Só espero que os policias paguem pelo o que fizeram,agiram como uns animais.Eles para mim não passam de um grupo de exterminio!!Eles esqueceram que ali estava um ser humano,não sei como a corporação ainda permitem SOLDADOS...TENENTES...vestirem ainda a farda que para nós teria que ser um simbolo de segurança!!
"QUE A JUSTIÇA SEJA FETA"
PARABÉNS PELO BLOG..

Gabriella disse...

não consigo entender como ainda podem existir pessoas tão sangue frio nesse mundo... gente matando gente... até a própria polícia q se diz defensora, está aí matando por matar, pensam que como são a ELITE acham q pode sair matando gente inocente como se fosse algum marginal. Não sabemos mais oq fazer !!! espero q a justiça seja FEITA... q esses homens q se dizem policiais sejam presos e com fé em Deus isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde !!!

Unknown disse...

Maíra
Esta tão óbvio que foi uma assassinato.É realmente chocante o requinte de crueldade desses assassinos, contra um ser huamno indefeso e desarmado, entretanto a tamanha covardia a uma pesssoa com as mãos algemadas e pés amarrados.Uma vez que estava a caminho ao ponto de ônibus,onde esperaria pelo ônibus da empresa a qual ele trabalhava,e este ciclo foi quebrado pela brutalidade, estupidez e covardia.A indignação da perda de um ser humano maravilhoso, pai de duas meninas
lindas,honesto,trabalhador e digno de um carater... Sei e tenho certeza que a justiça divina vai entrar em ação.CONFIO NO SENHOR.

Unknown disse...

Servir e proteger!?!?esse e o lema e dever de quem carrega a fé pública, para tomar decisão onde envolva outro cidadão,garantir o bem estar fisico e mental deste enquanto estiver sobre sua custodia...E não simplismente julgar,condenar e "executarem" sobre o que eles chaman de amparo da lei.Eu pergunto a vocês:Em um caso como esse em que haja vistas a circunstâncias,os "suspeitos" policiais não deveriam ja estarem afastados? pensem um pouco e reflitam (nos pessoas de bem, e quem pagamos os salarios para monstros como estes, retirarem de nossos meios pessoas como nos!!!)e não fasemos nada para mudar isto ate que seja realmente em nossos lares,ai eu me pergunto ate quando? sera preciso acontecer na sua casa para que possa se mobilisar e gritarem basta.Pensem bem nisso,nos pagamos os salarios de quem julga, condena e executa com as proprias mãos usando de fé pública para isso.Que DEUS guie os caminhos da justiça e não nos deixe no escuro, obrigado Elias pelo que tem feito em busca da verdade e da justiça você é a prova de que, quem não reage rasteija...Meu amado irmão esperamos que por você suas filhas toda sua família,e milhares de outros pobres cidadões que nas mãos desta "LEI" se derraman e esperam ser jugados a qualquer momento,é que exigimos o minimo de decencia e verdadeiramente JUSTIÇA para que possamos acalantar nossos corações sabendo que quem fez pagou e possamos dormir sem medo de que a justiça continue falhando para os mais fracos isso nãon te traz mas nos conforta com a esperança de que não estamos perdidos.A lei de DEUS sera feita nisso eu confio TE AMO MEU HEROI E IRMÃO esteija com deus...

henrique disse...

meu irmão Alexandre foi espancado pela PMMG quando esta indo para o trabalho no dia 20/02/2009 as 23:05 hs o meu irmão,deu entrada no Hospital Municipal as 00:20 e morreu as 00:40 do dia 21
/02/2009 com todos os 8 policias encima dele, batendo ..... temos que fazer alguma coisa para que isso não se repita com mais vitimas inocentes, temos que lutar para pedir a justiça e condenação deste que se dizem policiais mas na verdade são bandidos fardados. Vamos gritar para que isso não venha há se repetir novamente...e sabemos q a justiça será feita...e quero agradeçer de coração ao elias por esta trabalhando no caso com muita dedicação...A FAMÍLIA AGRADECE ELIAS PELA SUA ATENÇÃO COM Ó CASO...MUITO OBRIGADO!!!e q esses corvades paguem cada gota de sangue q tiraram de meu irmão...

cidinha disse...

Terrivel ter que escrever um acontecimento desses,mais esta visivel para tds que foi um assassinato...Muito triste assistir o filme e ver os minimos detalhes...Como forão animais ao reagir com um ser humano "ALGEMADO"é o que mais me deixa indiguinada...Ali mostra o final da morte de ALEXANDRE,policias maus preparados...Conheço policias do qual gosto e aprecio,pessoas talves que escolheu a profissão por amor,escolheram sabendo que estaria assumindo um cargo de "servir e proteger"...
Mais quando se trata desse 8 policias...Gente não precisa de mais nada para provar que cometeram,foi um "ASSASSINATO"...
Diante de bandidos assumidos sabemos com quem estamos lidando, no entanto com a policia...
Se não somos atacados por bandidos, somos pela polícia e o que nos resta é não ser-mos conformados, ter-mos dignidade e partir para a denúncia. Nunca calar diante de ameaça/ofensa/agressão/violência, denuncie registrando o fato pois assim pensarão duas vezes em cometer abusos, pois quem esconde crimes de violência vitima dela torna-se-a um dia.
Impunidade deixará de existir quando povo agir.
"Diante tamanho acontecimento desse...Para mim uns POLICIAS como esses,passam a ser uma ameça em nosso meio...
"QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA"
PARABÉNS Elias ,pelo seu empenho...

sei lá disse...

Eu gostaria mto que no final das investigações fosse confirmado que isso foi uma fatalidade, pois assim vamos continuar acreditando na policia mineira. Que tristeza se acontecer o contrario disso!Seria uma decepção enorme pensar que os profissionais da segurança, aqueles que humanamente falando, estão na rua para nos proteger, tenham algum envolvimento na morte de uma pessoa. Tomara que não!Deus tenha misericordia de nós! Se houver algum culpado nessa historia, que este venha se arrepender, voltar atras e assumir uma nova forma de viver. Claro que é impossivel trazer de volta a vida de Alexandre,mas ainda ha tempo de recomeçar.Que o Deus Eterno, Aquele que tudo vê e tudo sabe, possa esclarecer todas as coisas, pois Ele é o dono de toda sabedoria. À familia em luto, consolações!

FERNANDO MOURÃO disse...

Olha Elias,sei que vc sabe que não foi uma fatalidade!!Infelismente o Aexandre só foi mais umas das vitimas nas mãos desse policias.
O assassinato houve sim,esta a amostra para quem queira ver no youtube citado acima por vc!Um rapaz tive pouca convivencia,mais conseguir sentir nele,coisa que não ah mais nesse mundo!!Humildade...Honestidade...Um cara bom!Não da realmente para entender o pq dessa atitude cruel e covarde!Quem viu pessoalmente chegando no hospital,conseguiram ver como ja se encntrava tdo machucado!Quem viu a fita,ver claramente o ALEIXO ajoelhado na traqueia dele,terminando ali com a vida dele!Quanta covardia,ajoelhado dando pulos aonde junto sua cabeça também era mais atingida do que ja estava!Espero que a justiça seja feita,mesmo com esse filho do coronel sendo o comandante dos 8(oito)para mim ele é o mais culpado de tds.Qu tipo de comandante é esse??Ele estava comandando o que?Um serviço que teria que ser do bem,para sociedade.Ou simplesmente por estar trabalhando em uma sexta de carnaval,resolveram descarregar a raiva em um ser humano?
E falo mais minha gente!!Se não corremos atrás da justiça,não demora esse rapaz passa para :CAPITÃO ou até mesmo CORONEL.Independente de quem era ALEXANDRE,agora falando apenas de uma pessoa comum ,que estivesse fazendo o que fosse!Cade os preparos dos policias?Será que estudaram para isso?Como conseguirão entrar para policia?Aprenderam como lidar com qualquer situação??Ou vão continuar solto achando que tdo se resolve ,espancando até a morte?
Sinto vergonha de ser brasileiro e morar em GV.
Que justiça seja feita.
Que esse fato seja olhado com muita cautela.
Força e meus sentimentos para familia do ALEXANDRE!

Unknown disse...

olha sou perito criminal da (pf) concerteza nada que o batalhão venha falar sobre, este caso não vai mudar o resuldado final da historia. o fato é que não podemos criticar o trabalho da pm.nem mesmo desses policiais que como qualquer um tem familia, e concerteza sabem respeitar a vida o ser humano.muitos policias dão valor a farda,e tambem podemos ver a agrecividade com que chegou o jovem(alexandre)no hps.os policiais ali presentes não só tinham que tomar uma atitude,como o vizeram para evitar que outras pessoas fossem feridas pela agrecividade do alexandre.enfim não quero proteger a ação mal sucedida dos policias mais quero deixar um lembrete.antes de julgar o valor ou horra desses policiais.devemos esperar ha apuração do caso pela corregedoria da pm para sejam tomadas as medidas diciplinares ou até mesmo o afastamento da corporação dos policiais envolvidos.

Unknown disse...

Observe no 1:16, logo depois que o policial apoiou-se na região cervical do paciente, ele deixou de apresentar qualquer movimento. Em uma situação como esta, levando em consideração o peso, mais o impulso do policial na região cervical da coluna vertebral, pode-se assumir que houve uma lesão na medula. Claro, não tenho conhecimento de nada da necropsia do paciente, mas é o que imagino ter acontecido. Não acho que tenha sido um derrame cerebral por um traumatismo. Não faz sentido. Houve um efeito imediato, uma hemorragia cerebral demora, a pessoa continua lúcida, com movimentos por um periodo longo, um trauma/rompimento da medula espinhal não, é imediato. Resumindo, um traumatismo cranioencefálico (o que a polícia diz ter acontecido, pois o paciente estava batendo a cabeça no chão) demora, então não faz sentido ele ter falecido por isto, uma lesão da medula espinhal é instantâneo (logo causado pelos policiais).

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.