segunda-feira, 29 de junho de 2009

O PT e o Poder.

Ainda hoje me lembro de uma revista que li há alguns anos e que me chamou a atenção. A capa remetia a uma reportagem feita sobre o PT. No conteúdo da matéria era possível verificar o quanto o Partido dos Trabalhadores havia se profissionalizado para se manter no poder. Segundo a matéria o projeto petista previa uma manutenção do poder por pelo menos 20 anos. De fato, o referido partido possui uma organização diferenciada e uma militância realmente ativa.

Na atual conjuntura ainda é possível afirmar que o PT está bem estruturado e com uma militância significativamente fiel, mas seu discurso não é mais o mesmo e muito de sua essência já se perdeu. Percebe-se, ainda, que o apoio em massa ao partido se deve a alguns fatores muito delimitados, dentre os quais, destaca-se o fator Luiz Inácio Lula da Silva. Lula é o PT ou o PT é Lula, sim, existe realmente essa confusão. Porém, Lula não mais poderá ser candidato na próxima eleição, ou poderá?

Dilma não decolou e isso ainda preocupa os caciques petistas. A crise no Senado e as declarações inoportunas do PT, leia-se Lula, vão de mal a pior. Já se ouve por aí que há uma conspiração engavetada para um terceiro mandato. A Democracia vem sendo vendida por uma popularidade assistencialista que vem sendo utilizada como mola propulsora do projeto acima mencionado.

Em Honduras o tempo fechou e o Presidente, Manuel Zelaya, deixou o país. Seria feita, ontem, uma consulta para instalar uma Assembléia Constituinte que, segundo o atual Presidente, Roberto Micheletti, empossado pelo Congresso Nacional, constituía um verdadeiro flagrante contra a Constituição.

No Brasil, um terceiro mandanto contraria a Constituição. Será que haverá consulta popular??? Ou será oportunidade para um Golpe de Estado?

Tudo parece depender do comportamento dos meios de comunicação, ao estilo do que ocorreu com Collor. E Lula não está bem com a imprensa, após algumas declarações prestadas pelo Presidente Brasileiro.

Cenas dos próximos capítulos...


Nenhum comentário: