segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Trabalho 5 - Propostas dos Políticos - Normal Superior e Pedagogia

Atividade

1) A matéria em anexo, publicada na revista VEJA, traz 8 propostas elaboradas por políticos, analisando as necessidades de melhorias setoriais, como por exemplo, propostas voltadas para a área da Educação. Em grupo, avalie e classifique as propostas por grau de prioridade, conforme entendimento do grupo, dentre as oito propostas escolha 4 (quatro):

Propostas:

Educação


1 - Choque de meritocracia na educaçãoMérito é premiar com promoção e aumento de salário os professores que formam mais alunos capazes de atingir boa colocação em disputas acadêmicas internacionais. O conceito é desconhecido no Brasil. Aqui quase sempre o professor recebe aumento de salário por tempo de serviço. Na ausência de outros fatores e só com a aplicação de um choque de meritocracia, o desempenho dos alunos brasileiros em matemática ficaria entre os 43 melhores do mundo, ombreando com o de Israel e Itália, e não, como é agora, em 53º lugar, ao lado do Quirguistão.
2 - Convencer os pais de que eles são parte da escolaPais educam. Escolas ensinam. Esse provérbio caducou. As pesquisas mostram que, além de um bom professor, nada melhora mais o desempenho escolar do que o envolvimento dos pais no processo educacional. É uma guerra cultural que pode ser vencida com as armas certas: a internet (os pais podem até acompanhar algumas aulas) e os cursos para pais.
3 - Ampliar a rede de ensino técnico superiorO ensino de geografia, ciências sociais e outras áreas de humanas conta pouco. O fator decisivo para o progresso material está no ensino da matemática, das engenharias e da física aplicada. Apenas 8% dos jovens brasileiros se formam em algum curso superior dessas áreas – contra 18% nos países avançados. A saída é popularizar as faculdades técnicas. Nelas, em dois anos, o jovem obtém um diploma de ensino superior e tem lugar garantido no mercado de trabalho. Foi um sucesso na Coréia do Sul, que, assim, colocou um diploma e um emprego nas mãos de 80% dos jovens.
4 - Fomentar a competição entre as universidadesNenhuma universidade brasileira figura entre as 100 melhores do mundo. Não é surpresa. Elas não têm incentivo para isso. As 100 melhores do mundo lutam para sê-lo para obter financiamento. Aqui, com ou sem desempenho, as verbas públicas chegam religiosamente. Melhorar para quê?
5 - Financiar os melhores pesquisadores. Apenas duas de cada 1 000 patentes registradas no mundo são brasileiras. Falta incentivo. O pesquisador brasileiro que registra patentes ganha, em geral, a mesma verba de quem não registra nenhuma. A tendência mundial é dar mais aos pesquisadores que produzem mais conhecimento original e valioso.
6 - Criar currículos obrigatórios para a educação básicaUm ponto em comum entre os dez países de maior sucesso educacional, social e material do mundo é a existência de um currículo obrigatório na educação básica. Sem um currículo com metas acadêmicas bem definidas, nenhum país progride. Na maior parte do Brasil, não há esse currículo.
7 - Investir na formação dos professores e de quem forma os professoresA cadeia do ensino tradicional tem alunos, professores, diretores e pedagogos. Falta uma categoria: a dos profissionais que ensinam os professores como ensinar. Apenas 20% das disciplinas nas faculdades de pedagogia se dedicam às metodologias de ensino, mostra um estudo da revista Nova Escola/Fundação Carlos Chagas.
8 - Mais pesquisa ambiental no BrasilTanto a Amazônia como as áreas de proteção ambiental no Brasil recebem pouquíssimos pesquisadores. Apesar de ocupar cerca da metade do território nacional e ser o cenário da maior biodiversidade do planeta, a Amazônia concentra apenas 5% dos pesquisadores brasileiros. Significa que há um cientista para cada 4 000 quilômetros quadrados. Apenas 10% das espécies da região estão catalogadas. Só com conhecimento profundo dos biomas brasileiros será possível criar estratégias mais eficazes para a preservação daqueles tesouros naturais.

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1ª __________________ (Proposta que o grupo entende ser mais importante. Justifique.)


2ª _______________ (Proposta que o grupo entende ser a 2ª mais importante. Justifique.)


3ª _______________ (Proposta que o grupo entende ser a 3ª mais importante. Justifique.)


4ª_______________ (Proposta que o grupo entende a 4ª ser mais importante. Justifique.)


2) Apresente uma sugestão do grupo que não tenha sido indicada pelos Políticos, que considerem importantes para a melhoria das condições da Educação Brasileira.

3) O grupo considera que as propostas formuladas pelos políticos são pertinentes? Estariam eles, políticos, aptos a merecer o voto do Grupo? Justifique.

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